ABESS anuncia parceria com o Governo do Estado

Foco é o atendimento em saúde para crianças e adolescentes com TEA

Foto: ABESS / Divulgação / OA

Na manhã de quinta-feira (07), a diretora executiva da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS), Laura de Andrade, e o presidente da instituição, Rafael Lima, reuniram-se com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, o secretário de Habitação, Carlos Gomes, e a coordenadora da equipe técnica do TEAcolhe, Fernanda Barreto Mielke, para apresentar a instituição.

A ABESS está expandindo sua atuação para a área da saúde com o objetivo de atender crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) através do Centro de Atendimento em Saúde (CAS) TEAcolhe, em parceria direta com o Governo Estadual. Este centro está localizado na avenida Zero Hora, 1075, Jardim Algarve, onde a ABESS iniciou suas atividades em 2005, funcionando ao lado do Colégio Êxito.

Com a expectativa de realizar 1,2 mil atendimentos por mês e atender 150 pacientes, a ABESS montou uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais. Esses especialistas prestarão atendimento a pacientes com TEA encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), oferecendo um serviço de saúde integrado e especializado.

Expansão da Parceria

A diretora ainda quer conversar com novo prefeito de Alvorada, Douglas Martello, para ampliar este atendimento através de parceria com o município. “Tenho certeza de que o prefeito será sensível a este aumento tendo em vista a necessidade e demanda. Também tenho conhecimento, por ter conversado pessoalmente, que esta é uma pauta do vereador Cristiano Oliveira, que deverá compor a equipe do prefeito”.

“Estamos muito felizes com essa parceria, pois entramos na área da saúde para atender uma demanda das famílias e das crianças e adolescentes com TEA, muitas das quais já são atendidas pela ABESS nas 32 escolas de Alvorada. Sabemos da importância de integrar educação e saúde”, destacou Laura de Andrade.

A previsão é que a clínica comece a operar em até 60 dias. Durante a reunião, a secretária Arita Bergmann garantiu que estará presente na assinatura do convênio oficializando o trabalho em Alvorada do CAS TEAcolhe.

PAMI: Tecnologia a Serviço do Atendimento Integrado

Outro destaque trazido por Laura de Andrade é o uso da Plataforma de Atendimento Multidisciplinar Integrativo (PAMI), uma ferramenta tecnológica exclusiva da ABESS, já utilizada nas escolas de Porto Alegre e Alvorada para o atendimento das crianças e adolescentes com deficiência. Com a PAMI, todos os atendimentos e a evolução dos estudantes são registrados, permitindo que os profissionais acompanhem de forma detalhada o desenvolvimento de cada um deles. Na nova clínica, o uso da plataforma será estendido para os atendimentos de saúde, facilitando a integração entre o acompanhamento educacional e os cuidados clínicos.

“A partir do encaminhamento da SES, nossos profissionais terão acesso, via PAMI, às especificidades de cada atendimento. Todos os estudantes com TEA em Alvorada matriculados nas escolas municipais já são atendidos pela ABESS com profissionais técnicos, o que possibilitará um acompanhamento prévio e contínuo também na nossa Clínica”, apontou a diretora executiva.

Com o CAS TEAcolhe e o suporte da plataforma PAMI, a ABESS reafirma seu compromisso com a inclusão e a qualidade no atendimento às pessoas com TEA, consolidando-se como uma referência na integração entre educação e saúde no Rio Grande do Sul.