Expandindo sua atuação na capital gaúcha, a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS), mantenedora do Colégio Êxito, assumiu a gestão de mais três escolas de Educação Infantil, a convite do secretário de Educação de Porto Alegre, Leonardo Pascoal.
Este destacou o reconhecimento da instituição pelo seu desempenho no Programa Incluir+PoA e na Unidade Planeta do Saber, e pela experiência da entidade na administração escolar. A instituição já possui credenciamento desde 2022 e uma excelente pontuação para concorrência, sendo uma das primeiras a ser chamada para atuar com parceria.
Com essa nova parceria, a ABESS passa a coordenar quatro unidades de Educação Infantil em Porto Alegre, além de seguir à frente do Programa de Educação Inclusiva, que atende toda a rede municipal da Capital.
![](https://oalvoradense.com.br/wp-content/uploads/2025/02/abess-incluir-poa-rs-1-638x425.jpeg)
Na terça-feira (11) o secretário Pascoal acompanhou a conclusão do curso de 150 horas voltado para a formação dos Agentes de Educação Inclusiva, elogiando a iniciativa da ABESS que “faz um trabalho além do proposto e que, em apenas um ano, já está consolidada no município”. Durante o evento, foi anunciado pelo secretário e a diretora Executiva da ABESS, Laura de Andrade, um maior investimento no Programa, o que deverá acontecer nos próximos dias.
Laura de Andrade elogiou o compromisso do secretário de Educação de Porto Alegre com a inclusão, destacando sua atuação desde a transição para o cargo, assumido em janeiro deste ano. Pascoal enfatizou a importância das parcerias entre o poder público e instituições privadas sem fins lucrativos, como a ABESS, para elevar a qualidade educacional e que acredita neste modelo como solução para o déficit da educação.
Com experiência de oito anos como prefeito de Esteio, o secretário já havia priorizado colaborações estratégicas para o avanço da educação. Segundo Laura, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre investe nessas parcerias, entendendo que, conforme a legislação, o poder público deve custear integralmente as unidades escolares, uma vez que os alunos são matriculados na rede municipal e contabilizados no Censo Escolar para repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Fico muito feliz com esse entendimento do secretário pois, da mesma forma, ele reestruturou a educação de Esteio por meio da valorização das parcerias”, afirmou a diretora.
Com essa ampliação, a ABESS passa a ter 11 escolas mantidas, uma clínica especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA), que inicia atendimento na segunda-feira (17) em Alvorada, e os Programas de Inclusão de Porto Alegre e Alvorada, atuando com mais de mil colaboradores em emprego direto com a ABESS.