Abrigo acolhe mulheres e crianças atingidas pelas cheias

“Coração de Mãe” é iniciativa privada que funciona em uma quadra de futsal

Foto: Ketelin Gomes / Divulgação / OA

Diante dos vários relatos de abusos durante a estadia de famílias nos mais de 100 espaços montados para abrigar atingidos pela enchente, dois amigos se uniram para oferecer mais segurança para mulheres e crianças em uma quadra de futsal do município.

A iniciativa da influenciadora Isadora Steinke e de Tato Ferrari, proprietário da “BDG Arena”, iniciou em 07 de maio e foi batizada de “Coração de Mãe”, um abrigo com capacidade de acolher mais de 100 mulheres e crianças, possíveis alvos de abusos em diversos centros de acolhimento.

“A gente não precisa passar por uma situação dessas para abraçar a causa e quando recebi essas denúncias fiquei enlouquecida. Eu só queria ajudar”, conta Isadora, que já realizava o voluntariado entregando roupas e mantimentos para pessoas desassistidas pelos órgãos públicos, quando recebeu o convite do Tato, que estava auxiliando nos resgates no Sarandi, Cidade Baixa e Menino Deus, em Porto Alegre; Mathias Velho em Canoas; Alvorada e São Leopoldo.

O abrigo está aberto para receber não somente residentes de Alvorada, mas mulheres e crianças atingidas em toda a Região Metropolitana. O Coração de Mãe também faz a busca dessas mulheres, estejam elas em abrigos ou em qualquer outro local, basta solicitar que a van com voluntários irá trazê-las em segurança.

“Temos crianças que ficaram de dois a três dias na estrada, chegaram desnutridas e desidratadas. Hoje estão no hospital recebendo atendimento médico, inclusive para o tratamento dengue”, relata a influenciadora.

Atualmente o Coração de Mãe acolhe 25 mulheres e 10 crianças e a segurança das voluntárias e abrigadas tem o apoio das Polícias Militar e Civil. Algumas das moradoras do Coração de Mãe já vinham de outro abrigo, vítima de violência.

Foto: Ketelin Gomes / Divulgação / OA

O abrigo tem parceria com a Igreja Lagoinha, que atua como Centro de Distribuição de doações. Assim quando excede a quantia de doações (como roupas, alimentos e demais produtos) são repassadas para a igreja ou há uma troca com produtos em falta no abrigo. Pessoas que ficaram desabrigadas e/ou perderam tudo na enchente, mas se abrigaram na casa de amigos ou familiares também podem recorrer ao Centro de Distribuição em busca doações, na rua Tibúrcio de Azevedo, 158, Americana. Já o Coração de Mãe fica na parada 59, rua Bento Martins, 454, bairro Piratini, tendo como ponto de referência o supermercado Super Santos.

Contato

Interessados em conhecer o trabalho, pode entrar em contato pelo Direct do Instagram https://www.instagram.com/bdg_arena/; voluntariado https://bit.ly/voluntariacoracaodemae

Para doações, chave PIX quadrabdgarena@gmail.com. Devido ao grande volume de doações, neste momento, estão recebendo somente alimentos não perecíveis e valores em dinheiro para auxiliar nas demais despesas.