Foram absolvidos os irmãos acusados de envolvimento na chacina que matou quatro homens em julho de 2011 no bairro Salomé. O julgamento, que iniciou na sexta-feira (29) durou 15 horas e aconteceu na 1ª Vara do Júri de Porto Alegre.
Na época Marcelo e Márcio Machado Maier, de 39 e 36 anos, eram soldados do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sendo apontados como integrantes de um grupo de extermínio. Segundo a defesa, no momento do crime eles estavam atendendo uma ocorrência em que foi preso um comerciante.
A decisão de libertar os irmãos (Marcelo estava detido no BOE da Capital e Márcio, expulso da BM, no Presídio Central) foi tomada por quatro votos a três. Contudo o promotor Marcelo Tubino anunciou que vai recorrer da decisão.
O advogado de defesa, Christian Tombini, afirma ainda que o processo tinha cunho político, pois Marcelo esteve envolvido, também em 2011, em um ato contra o Governo do Estado exigindo aumento salarial, em que PMs mascarados ameaçavam o governador Tarso Genro.
Quanto à chacina em Alvorada, aconteceu em uma esquina do bairro, onde as quatro vítimas conversavam em frente a um bar. Conforme testemunhas, eles foram atingidos por disparo de arma de fogo que partiram de um carro. As investigações policiais chegaram aos irmãos, um PM já aposentado e um outro homem, sendo que esses outros ainda não foram julgados.
Fonte: O Alvoradense