Ação agroflorestal é incentivada na escola

Leonel Brizola tem novo espaço para plantio de árvores

Foto: Gabriela Nataly / Divulgação / OA

Um novo espaço aberto surge na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola no bairro Sítio dos Açudes. O local abrigará espécies de árvores frutíferas e nativas da floresta amazônica graças à parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Educação (Smed) e Meio Ambiente (Smam) com a Emater/RS.

O primeiro plantio aconteceu na sexta-feira (19), quando funcionários da Smam e Emater promoveram a recomposição ambiental da mata já presente na escola, sendo responsáveis pela orientação técnica para implementação do projeto.

Os objetivos desta ação denominada de Sistema Agroflorestal são a reorganização da mata nativa, a conservação e recuperação da fauna e consequentemente do banco de sementes e da sucessão vegetal promovida pelas aves atraídas pelas frutas no futuro, além da ocupação do espaço pela comunidade escolar.

Leonel Sustentável

O plantio das árvores se junta ao projeto da escola “Leonel Sustentável”, que integra os alunos do turno inverso das aulas aos processos de revitalização da horta e a atividades interligadas ao ensino da educação ambiental e sustentável em sala de aula.

O novo local pode proporcionar um ensino multidisciplinar, onde a escola terá um banco de genoma próprio para explorar conteúdos, como, botânica, geografia, português, latim (buscando os nomes científicos das espécies, por exemplo), entre outros, além de despertar um olhar nos estudantes para os sistemas produtivos urbanos que podem ser uma fonte de renda e economia para suas famílias.