A Associação Comercial e Industrial de Alvorada (Acial) divulgou nota no início da tarde desta segunda-feira (25) onde explica os motivos que levaram a entidade a cancelar a edição de 2013 do Alvorecer de Natal.

Segundo o comunicado, entre os motivos que levaram ao cancelamento do projeto estão a falta de equipes da prefeitura para a manutenção da iluminação pública e os gastos para bancar o aumento do consumo de energia elétrica.

Neste ano também foi determinado a proibição, por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), da fixação de publicidade nos postes da cidade, o que é, justamente, o principal quesito para a realização do Alvorecer de Natal. “Como o projeto basicamente é a utilização de postes para a decoração natalina, com o nome dos patrocinadores, fica inviável captar recursos, fazer o investimento e não poder fazer uso das peças publicitárias”, explica o texto.

Ainda de acordo com a Acial, desde outubro a prefeitura sabia da impossibilidade de realizar o evento. Na época, uma reunião com a presença do prefeito Professor Serginho, os problemas foram detalhados e “ficou decidido que não teríamos tempo e recursos para realizar o Alvorecer de Natal”, relata a nota.

Na sexta-feira (22), no entanto, o jornalista responsável pela Coordenadoria de Comunicação Social (CSS) da prefeitura, Charles Scholl, havia informado a’o Alvoradense que até esta reunião, citada pela Acial, “estava tudo certo para o evento acontecer”. Segundo ele, a prefeitura não foi oficialmente informada sobre a decisão. “Estamos sabendo desta nota através da imprensa”, revelou.

Evento mais enxuto
O comunicado da associação explica ainda que um evento menor pode ser realizado pela prefeitura a partir da cedência dos enfeites de natal do ano passado. Os materiais que não possuem nomes dos patrocinadores devem ser reutilizados em praças da cidade.

Segundo a Acial, os comerciantes que possuem placas adquiridas nas edições anteriores podem retirar os materiais na sede da entidade para uso próprio.

Leia a nota na íntegra:

COMUNICADO AOS ASSOCIADOS E À SOCIEDADE ALVORADENSE

A ACIAL – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ALVORADA TEM COMO MISSÃO REPRESENTAR TODOS OS NEGÓCIOS, NO SENTIDO DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE NOSSA CIDADE.

COM BASE EM SUA MISSÃO, A ACIAL TEM TRABALHADO ARDUAMENTE PARA QUE ALVORADA CONQUISTE A TÃO SONHADA AUTONOMIA ECONÔMICA E SOCIAL. DENTRE AS VÁRIAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA ENTIDADE, DESTACA-SE O PROJETO “ALVORECER DE NATAL”, EVENTO QUE HÁ 16 ANOS PROPORCIONA UM CLIMA NATALINO, POR MEIO DE ENFEITES DE NATAL POR QUASE TODA A AVENIDA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS.

NESTE ANO (2013), ALGUNS FATORES FIZERAM COM QUE A ACIAL DESISTISSE DE PROMOVER TAL EVENTO, CONFORME SEGUE:

– A PREFEITURA MANTÉM SOMENTE UMA EQUIPE PARA MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA, O QUE IMPLICA EM NÃO TER CONDIÇÕES LOGÍSTICAS DE INSTALAR AS PLACAS E DESINSTALAR AS MESMAS.

– O GASTO COM A ILUMINAÇÃO PÚBLICA SE ELEVA MUITO DURANTE O PERÍODO DO ALVORECER DE NATAL. COMO O MUNICÍPIO PASSA POR UM MOMENTO DE REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA, NÃO SERIA VIÁVEL NESSE MOMENTO MAIS ESSE AUMENTO DE GASTOS PÚBLICOS.

– A ACIAL TEM UM DESGASTE MUITO GRANDE, EM TERMOS FINANCEIROS E SOCIAIS, POIS O CUSTO DE MANUTENÇÃO DAS PLACAS É MUITO MAIOR DO QUE O VALOR ARRECADADO COM PATROCINADORES, BEM COMO, A MANUTENÇÃO DAS PLACAS, QUE É FEITA PELA MESMA EQUIPE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, QUE ATENDE TODA A CIDADE, FICA MUITO AQUÉM, CAUSANDO CONSTRANGIMENTO JUNTO AOS PATROCINADORES, POIS MUITAS PLACAS SE APAGAM, CHEGANDO A FICAR QUASE TODO O PERÍODO COMEMORATIVO, APAGADAS.

– EM MARÇO DE 2013, EM REUNIÃO ENTRE A ACIAL E A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO (SMCT), FOI DISCUTIDA A IDEIA DE UM NOVO FORMATO PARA O EVENTO. ACORDOU-SE EM FORMAR UM GRUPO DE TRABALHO QUE SERIA RESPONSÁVEL POR REMODELAR O PROJETO ALVORECER DE NATAL, CAPTAR RECURSOS VIA LEI DE INCENTIVO À CULTURA E TAMBÉM A CELEBRAÇÃO DE NOVO CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA E ACIAL. FORAM REPASSADAS PARA A SMCT TODAS AS INFORMAÇÕES REFERENTES AO ALVORECER DE NATAL, PARA QUE PUDESSEM FORMULAR UMA JUSTIFICATIVA PARA O PREFEITO, PARA QUE ESSE SE CONVENCESSE DA IMPORTÂNCIA E MAGNITUDE DO PROJETO. INFELIZMENTE O PRAZO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA A FORMALIZAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO, DA ELABORAÇÃO DO PROJETO E DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS SE ESTENDEU MUITO, INVIABILIZANDO A EXECUÇÃO DO PROJETO.

– OUTRA SITUAÇÃO INFORMADA EM REUNIÃO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SMDE) É DE QUE ESTÁ PROIBIDA A COLOCAÇÃO DE PLACAS PUBLICITÁRIAS EM POSTES. COMO O PROJETO BASICAMENTE É A UTILIZAÇÃO DE POSTES PARA A DECORAÇÃO NATALINA, COM O NOME DOS PATROCINADORES, FICA INVIÁVEL CAPTAR RECURSOS, FAZER O INVESTIMENTO E NÃO PODER FAZER USO DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS.

– NO MÊS DE OUTUBRO, OUTRA REUNIÃO FOI REALIZADA, DESSA VEZ COM O GABINETE DO PREFEITO. NESSA REUNIÃO, EXPOMOS A SITUAÇÃO E, EM COMUM ACORDO COM A PREFEITURA, FICOU DECIDIDO QUE NÃO TERÍAMOS TEMPO E RECURSOS PARA REALIZAR O ALVORECER DE NATAL, MAS SIM UM EVENTO MAIS ENXUTO, COM DECORAÇÃO SOMENTE NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DO MUNICÍPIO, PARA ISSO A ACIAL CEDEU PARA A PREFEITURA TODOS OS ENFEITES DE NATAL ADQUIRIDOS EM 2012.

EM FUNÇÃO DESSAS QUESTÕES SUPRAMENCIONADAS, A ACIAL, POR ACREDITAR QUE NÃO HOUVE TEMPO HÁBIL PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS E ASSINATURA DO CONVÊNIO, BEM COMO A PROIBIÇÃO DE UTILIZAÇÃO DOS POSTES PARA PUBLICIDADE, JULGOU INVIÁVEL FAZER O EVENTO ESTE ANO, LIMITANDO-SE A ENVIAR PARA A PREFEITURA OS ENFEITES DE NATAL QUE NÃO TÊM NOME DOS PATROCINADORES PARA DECORAR AS PRAÇAS DE ALVORADA.

LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE ESSA SITUAÇÃO E JULGAMOS IMPORTANTE QUE PARA O PRÓXIMO ANO SEJAM FEITAS EM TEMPO TODAS AS AÇÕES NECESSÁRIAS PARA A VIABILIZAÇÃO DO PROJETO ALVORECER DE NATAL.

RESSALTAMOS QUE AS PLACAS COM O NOME DAS EMPRESAS QUE ANO A ANO PATROCINAM O EVENTO, ESTÃO DISPONÍVEIS NA SEDE SOCIAL DA ENTIDADE, CASO HAJA INTERESSE, PODERÃO SER RETIRADAS E DADAS À DESTINAÇÃO QUE MELHOR LHES CONVIER.

ATENCIOSAMENTE,
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ALVORADA
GESTÃO 2012-2014

Fonte: O Alvoradense