Dique no Arroio Feijó seria uma solução às cheias | Foto: Jonathas Costa / Arquivo / OA

Já são seis dias com água dentro de casa no bairro Americana. A situação, no entanto, começa a dar sinais de melhora após a instalação de uma bomba que está retirando a aguá de terrenos mais alagados e despejando em um arroio próximo dali. O sistema foi instalado pela Corsan, Defesa Civil e o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), de Porto Alegre, na tarde de domingo.

Mapa mostra local dos alagamentos

Pelas ruas já é possível ver uma sensível diminuída no nível da água, situação que ainda não acontece dentro das casas dos moradores. Barcos, botes e pedaços de maneira seguem sendo utilizados para transitar pela região. Nas partes mais baixas, moradores seguem com água pelo peito. A região também segue sem energia elétrica desde terça-feira.

A Prefeitura de Alvorada já retirou 17 famílias do bairro. Segundo a assessoria de imprensa, cinco equipes estão auxiliando a Defesa Civil no trabalho de retirada dos moradores.

Nova bomba será instalada

A previsão é de que o nível da água comece a diminuir com mais rapidez a partir das próximas horas. Equipes da Corsan e da Defesa Civil instalaram no decorrer da manhã uma nova bomba, movida a gerador elétrico que deve retirar da região cerca de 500 litros por segundo.

Fonte: O Alvoradense