Evento este ano acontece entre os dias 1º e 17 de novembro | Foto: Feira do Livro / Divulgação / OA
Evento este ano acontece entre os dias 1º e 17 de novembro | Foto: Feira do Livro / Divulgação / OA

A 59ª Feira do Livro de Porto Alegre homenageia a Alemanha. Entre as razões estão os 190 anos da Imigração Alemã no estado e o fato de que 2013 é o ano da Alemanha no Brasil. Além disso o Brasil será um dos países homenageados na Feira do Livro de Frankfurt, que ocorre entre 9 e 13 de outubro.

Além da presença de escritores, uma série de atividades, em parceria com o Goethe Institut e o Consulado da Alemanha, irão movimentar os 17 dias da Feira na Praça da Alfândega.

Dentre as atividades previstas estão presença dos escritores alemães Jasmin Ramadan (de Soul Kitchen), Ingo Schulze (autor do infanto-juvenil Senhor Augustin e o romance Vidas Novas, entre outros), Robert Löhr (A manobra do rei dos elfos e A máquina de xadrez). Oficinas de tradução e mostra de filmes alemães.

Haverá ainda o seminário “O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade”, nos dias 1º e 2 de novembro, no teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.

No dia 4, no Santander Cultural, está programado um evento sobre a recepção da Literatura Brasileira na Alemanha, onde será destacada a produção de Moacyr Scliar. Com cinco títulos em alemão, Scliar é o autor brasileiro com maior número de livros editados e reeditados – Os deuses de Raquel, A guerra do Bonfim, O Exército de um homem só, Os Leopardos de Kafka e O Centauro no Jardim. A programação inclui ainda lançamento de livros de quadrinistas brasileiros e alemães, além de programação que privilegia o aclamado cinema alemão.

A Feira do Livro acontece entre os dias 1º e 17 de novembro na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.

Fonte: O Alvoradense