Alunos das redes estadual e municipal retornam às aulas no dia 24 de fevereiro | Foto: Arquivo / OA
Alunos das redes estadual e municipal retornam às aulas no dia 24 de fevereiro | Foto: Arquivo / OA

O ano letivo para os alunos da rede municipal inicia no próximo dia 24 de fevereiro, assim como as aulas da rede estadual. Os professores e diretores retomam as atividades um pouco antes.

No dia 17 ocorre o retorno das equipes diretivas e secretários de escolas e no dia 19 os professores voltam às escolas para as reuniões de planejamento do ano letivo.

No dia 21, os professores da rede municipal participam de uma aula especial para a abertura do ano escolar com a palestra da professora Elvira Souza Lima, uma das maiores especialistas brasileiras em educação e desenvolvimento humano.

Entre suas avaliações a professora destaca que não se pode “mais pensar em estruturas fixas rígidas na pessoa que a tornem um aluno menos capaz de aprender. Há uma grande plasticidade no cérebro, o que desafia muito os educadores hoje em dia.” Além de salientar o poder da imaginação no processo de aprendizagem e de defender o incentivo do uso da imaginação em sala de aula.

Segundo a estudiosa o incentivo do uso da imaginação não só melhora a aprendizagem como também resolve um dos maiores desafios da educação fundamental que é motivar os alunos ao estudo. Segundo ela, “a imaginação funciona como uma mola propulsora”.

A palestra acontece a partir das 13h30 no salão da Paróquia São José Operário, na rua Oceania, 166, parada 47 e terá como tema “Todos podem e têm direito à aprendizagem”.

Fonte: O Alvoradense