Com o objetivo de discutir questões como a integração entre os processos que envolvem a RedeSIM, o mapeamento dos pontos de desenvolvimento e a adequação dos serviços à realidade de Alvorada, estiveram reunidos, ainda em outubro, membros da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (Smde) e do Sebrae.
A ideia é estabelecer uma comunicação efetiva entre as entidades, promovendo a qualificação dos serviços oferecidos na RedeSIM, no âmbito de registros de cadastro e licenciamento e também na Sala do Empreendedor.
Participaram do encontro do dia 19 o titular da Smde, Geovani Garcia, diretores Taís Krug e Wagner Brilhante e o assessor Jurídico da Secretaria, Eduardo Andreis. Presente a agente de Desenvolvimento Territorial, a consultora credenciada do Sebrae, Claudia Oliveira.
RedeSIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSIM) foi criada pelo Governo Federal em 2007, e tem por objetivo abreviar e simplificar os procedimentos para abertura de empresas e diminuir o tempo e o custo para o registro e a legalização das empresas, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
A RedeSIM é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos estados e municípios. Tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.
Todo esse processo informatizado, linear e único é composto pelos sistemas das instituições que dele participam com comunicação automática. Entre os parceiros, encontram-se os órgãos de registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OAB), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.