Alvorada celebra 60 anos com show nacional, homenagens e Festejos Farroupilhas

Xande de Pilares se apresenta na Praça Central em outubro

Foto: Reprodução / OA

O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (08) pelo prefeito Douglas Martello, durante o Almoço da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), na Casa de Cultura Italiana (Societá).

Para o prefeito, os eventos são um presente para todos os alvoradenses e para esse novo tempo que a cidade está vivendo. “É também a oportunidade de reafirmar o orgulho de ser alvoradense e de exaltar a força da tradição gaúcha, tão ligada à nossa história. Hoje, Alvorada caminha com esperança rumo a um futuro de desenvolvimento, oportunidades e muito orgulho para a nossa gente.”

As comemorações iniciaram neste domingo (7), com o Desfile Cívico-Militar, que celebrou tanto a Independência do Brasil quanto as seis décadas de Alvorada. A cidade também recebeu a chama crioula, abrindo oficialmente os Festejos Farroupilhas no Acampamento da Fazenda Municipal, que segue até 20 de setembro.
A realização é da Prefeitura em parceria com a Associação Tradicionalista Campeira de Alvorada (ATCA) e apoio da Subcoordenadoria de Alvorada.

De 13 a 20 de setembro, a Mostra Cultural Alvoradense – Tradicionalismo reunirá CTGs na Praça Leonel Brizola, em frente à Prefeitura. Realizada pela gestão municipal e a ACIAL.

No dia 17, aniversário da cidade, a Mostra terá programação especial, com direito a parabéns coletivo. À noite, a Prefeitura homenageará as pessoas que ajudaram a construir a trajetória de Alvorada, com a entrega de medalhas a 60 personalidades.

O dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, a partir das 8h, o tradicional Desfile Farroupilha e o CosteladaFest, na Praça da 48, das 9h às 21h, com churrascada, competição e apresentação do grupo Oh de Casa, às 17h.

O ponto alto das comemorações será no dia 4 de outubro, com um show histórico de Xande de Pilares, na Praça da 48. O evento também contará com Seguidor F, Glê Duran, entre outros artistas de renome estadual e local. As apresentações ocorrerão das 13h às 2h da madrugada.
Conforme divulgado pela Prefeitura, 70% dos recursos para as festividades foram viabilizados por meio de patrocínios privados e Leis de Incentivo à Cultura, garantindo economia aos cofres públicos e uma programação de qualidade.