A adoção de um novo sistema, mais prático e seguro, modernizou o gerenciamento de multas em Alvorada. As infrações registradas pela Guarda Municipal (GM) de Trânsito e Transporte passam a ser gerenciadas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda e especializada em tecnologia da informação para o setor público. Até agora o serviço era realizado por meio de contrato com o Detran.
Com o novo contrato, válido somente para infrações autuadas pela GM, serão implantados dois novos sistemas no município: Radar – Gerenciamento de Multas de Trânsito e SNE – Sistema de Notificação Eletrônica. A troca do sistema dará maior praticidade e segurança tanto para o cidadão quanto para os agentes da Guarda. O sistema é diferente da forma utilizada pela Brigada Militar, que utiliza o serviço padrão do Detran.
Para conferir as autuações feitas no município, o usuário deverá fazer sua consultar no site da Serpro. Caso a multa seja efetuada pela Brigada Militar, a consulta ainda será feita no site do Detran. Ambas as infrações, efetuadas por suas respectivas forças de segurança, aparecem no aplicativo da CNH Digital.
O Sistema de Notificação Eletrônica é uma solução da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Serpro, que possibilita ao condutor receber a multa apenas de forma digital, podendo pagar suas infrações de trânsito com desconto de 40% até o vencimento, abrindo mão da entrega da carta física e de entrar com processo de Defesa ou Recurso.
O cidadão poderá acessar o site da Serpro e visualizar suas multas, podendo solicitar o boleto ou protocolar recursos de Defesa prévia e/ou de 1ª Instância (JARI). As autuações que estarão disponíveis para consultas no site serão as que foram realizadas a partir de dezembro de 2024.