Alvorada conclui vacinação de idosos em breve

Assim que chegar nova remessa do Ministério da Saúde, serão chamados os nascidos em 1961

391
Foto: Soldado Albarello / BM / OA

Nesta terça-feira (20) estão sendo vacinados contra Covid-19 em Alvorada os nascidos de julho a dezembro de 1960. Contudo, a secretária Neusa Abruzzi, da Saúde, acredita que as doses recebidas acabam ainda hoje.

Mesmo que isso ocorra antes das 20 horas, quando acontece a conclusão do atendimento, o Centro de Vacinação, localizado no Ginásio Municipal Tancredo Neves, segue aberto para receber os que buscam a 2ª dose da vacina, que segue sendo aplicada normalmente, conforme a data anotada na carteirinha.

Feriado

Com o término das vacinas de 1ª dose, o Ginásio estará fechado nesta quarta-feira (21), Feriado de Tiradentes, devendo reabrir na quinta-feira. Já o Centro de Saúde fará plantão das 8 às 17h.

Bom lembrar que, caso a data da 2ª dose seja feriado ou domingo, a pessoa deve comparecer no dia anterior ou posterior, sem qualquer prejuízo.

Com a previsão de chegada de uma nova remessa de 1ª dose, enviado pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira, a vacinação de 1ª dose será retomada já no sábado (24).

Próxima etapa

Assim que encerrar o grupo dos idosos, Alvorada inicia com as pessoas portadoras de comorbidades. Contudo é necessária a orientação do Ministério da Saúde sobre como essas pessoas serão chamadas, por ano de nascimento ou pelas doenças.

Sobras

As chamadas sobras das doses, que não podem ser armazenadas para uso posterior, tem sido distribuídas conforme entendimento das Secretarias Municipais da Saúde.

Em Alvorada, em um primeiro momento, foram encaminhadas aos profissionais da segurança pública, que puderam se adiantar ao cronograma do Governo Federal.

Como o grupo já foi completamente imunizado, agora a Vigilância em Saúde de Alvorada está em contato com os dirigentes da Soul e Val para que motoristas e cobradores possam ser beneficiados.

Neusa Abruzzi ressalta que o número diário é impreciso e nem sempre sobram doses, contudo é importante que esta categoria possa ser imunizada.

H1N1

No primeiro momento, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias são o alvo da vacina contra a gripe, a H1N1.

Contudo é pequeno o número de crianças comparecendo às Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Mais informações no site do jornal O Alvoradense (link na bio)