Uma lei que foi votada e aprovada pela Câmara de Vereadores em final de outubro, foi celebrado na sessão ordinária desta semana, dia 05. Trata-se da aprovação do projeto de lei que cria a Central de Intérprete de Libras no município.
Presente o vice-prefeito Valter Slayfer, que teve a iniciativa de propor a lei e aproveitou para agradecer os vereadores pela aprovação. Representando a comunidade surda, ressaltou a importância do intérprete de libras para o atendimento à comunidade e o desenvolvimento de Alvorada.
“Essa ferramenta é fundamental para garantir à comunidade surda acesso pleno a serviços públicos, seja em atendimento em saúde, órgãos públicos, escolas ou delegacias, com intérpretes especializados a disposição, assegurando que todos possam se comunicar de forma igualitária, em todos os espaços de representação social”, avaliou.
Afirmou ainda ser esta muito mais do que uma medida administrativa, “é o compromisso com a inclusão social e a dignidade de cada cidadão, um marco na construção de uma cidade mais acessível e justa para todos, apenas o início de uma política pública voltada a quem mais precisa”.
Agradeceu ainda o esforço da filha Isabel Slayfer, que luta pelos direitos das pessoas surdas, sendo sua inspiração para o projeto. Presentes, membros da Associação de Surdos de Alvorada, que comemoraram a conquista. “Agora vamos cobrar a aplicação da lei”, garantiu o vice-prefeito.