Alvorada contemplada com Plano de Segurança da Água

São 18 municípios do RS participando do projeto do Ministério da Saúde

Foto: Reprodução / Pixlr X / OA

Com o objetivo de garantir a qualidade da água para o abastecimento, desde o manancial até o consumidor, que foi criado o Plano de Segurança da Água (PSA), regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com a Norma técnica 17.080/2023. Este é um projeto do Ministério da Saúde, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aplicado em pelo menos 18 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Alvorada, o instrumento identifica e prioriza riscos no Sistema de Abastecimento de Água do município, desde o manancial até o consumidor, priorizando a saúde pública, a economia e o desenvolvimento social.

Apesar da publicação da norma técnica somente este ano, a empresa Nova Engevix trabalhou de 2018 a 2023 fazendo estudos de PSA no Estado, contratada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

O objetivo final é garantir água com qualidade e quantidade para o abastecimento público por meio do conceito de múltiplas barreiras a fim de evitar contaminação, assim como mensurar e gerenciar os riscos à saúde pública, identificando perigos no abastecimento, no armazenamento, distribuição e consumo.