Baianas fantasiadas de camisinha distribuíram preservativos para a população | Foto: CCS / Divulgação / OA

Carnaval é sinônimo de festa e descontração. No entanto, é nesta época do ano em que a população acaba se expondo a riscos como o da infecção pelo vírus do HIV.

Para evitar que a doença avança pelo Rio Grande do Sul, estado com maior incidência da doença no Brasil, o Governo do Estado deu início a campanha de prevenção da Aids.

Quem passou pela Praça João Goulart no final da tarde da quinta-feira pode assistir ao lançamento da campanha “Sem camisinha, você vai brincar sozinho”.

O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria Estadual da Saúde, que escolheu a cidade de Alvorada para o lançamento. O Prefeito Professor Serginho, acompanhado da Primeira Dama Maria Zoretti e de secretários municipais participaram da atividade.

O bloco das baianas, formado por promotoras fantasiadas de camisinhas, se concentrou na Praça e ao som de muito samba, distribuíram preservativos para a população. Um casal de mestre-sala e porta-bandeira acompanhou o evento.

O foco principal da campanha é a associação de diversão e prazer com sexo seguro, tirando a imagem de que com prevenção não há diversão. Para trabalhar essa ideia, foi criado o slogan “Sem camisinha você vai brincar sozinho”, que aparece em todas as peças publicitárias.

O material informativo distribuído aos alvoradenses explica o uso correto do preservativo e como ocorre a transmissão do HIV.

Esta foi a primeira atividade pública da Secretaria da Saúde de Alvorada de prevenção a Aids no Carnaval 2013. “Estamos muito animados em dar o primeiro passo desta campanha que deve atingir todos os gaúchos”, disse a Secretária de Saúde, Janete Conzati.

A Secretaria Municipal da Saúde organizou uma ação dirigida à realização do Carnaval, com foco na prevenção e no atendimento emergencial dos participantes, envolvendo ambulâncias e uma articulação de profissionais para garantir a tranquilidade dos foliões.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira animou evento | Foto: CCS / Divulgação / OA
Casal de mestre-sala e porta-bandeira animou evento | Foto: CCS / Divulgação / OA

Fonte: O Alvoradense