Foto: Reprodução / OA

Assim como em outros municípios do Estado, as doses da vacina contra a Covid-19 devem terminar esta semana em Alvorada. Em transmissão ao vivo realizada na manhã desta quinta-feira (18), a secretária Neusa Abruzzi, da Saúde, acompanhada da intérprete de Libras, Natália Soares, informou que na sexta-feira poderá confirmar a abertura do Centro de Vacinação (antigo Pam-8) no sábado.

No momento Alvorada está vacinando pessoas acima de 80 anos e, aqueles que não conseguiram comparecer durante a semana, teriam a opção de ir ao Centro no sábado, conforme divulgado anteriormente.

Neusa informa que o próximo grupo, de 79 a 70 anos, será vacinado assim que chegarem novas doses. Ainda conforme a secretária, o Estado deve receber novo lote em 23 de fevereiro e, em seguida, repassa aos municípios, dias 24 ou 25. “A partir daí reinicia a vacinação”, garante.

Acamados

Outro grupo que está no cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (que segue as normas, resoluções e protocolos dos governos Federal e Estadual) é dos acamados acima de 60 anos.

A secretária salienta que acamados são aquelas pessoas que não podem se locomover, o que representa um grande número de pacientes em Alvorada. Para atender a todos, as equipes trabalham também no sábado, pois o processo de visita é demorado. Assim, Neusa sugere que aquelas pessoas que tenham condições de transportar seus acamados, os levem ao Centro de Vacinação, onde eles não precisarão sair do carro para receber a 1ª dose da vacina.

Também os profissionais de saúde stão sendo imunizados. Contudo, neste momento, a prioridade é para aqueles que lidam diretamente com os pacientes, não estando contemplados os que realizam  atendimento administrativo, de  gestão.

2ª dose

As pessoas que já podem tomar a segunda dose da vacina, podem se dirigir diretamente ao Centro de Vacinação, de posse de sua carteirinha. Ali está a data do retorno e Neusa avisa que, se a agenda cair em um sábado ou domingo, é possível comparecer na sexta anterior ou segunda posterior à data.

Lembra, ainda que seguem os protocolos de uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, também para os vacinados.

O atendimento no Centro de Vacinação, rua Roberto de Souza Feijó, 147, junto à Praça Central, das 8h às 20h, de segunda a sexta.

Dúvidas podem ser esclarecidas no site da Prefeitura, redes sociais ou ligar para o (51) 3442.2711, também para agendamento de acamados.

- PUBLICIDADE -