Alvorada está fora do ranking das 30 cidades mais violentas do Brasil

Nenhum município gaúcho foi incluído na lista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Foto: Albarello / Arquivo / OA

O Atlas da Violência deste ano, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e lançado esta semana em sua 16ª edição, não apresenta nenhum município gaúcho no ranking dos 30 municípios com mais mortes intencionais ou seja, assassinatos, nem no das 30 cidades com mais de 100 mil habitantes, no mesmo tópico.

Para Alvorada a publicação tem uma importância ainda maior. Em 2017 o município chegou à 6ª colocação entre os mais violentos do país, com taxa de 112,6 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Contudo, a taxa de homicídios em Alvorada ainda é alta para os padrões gaúchos. Está em 26,6 para cada 100 mil habitantes (dados de 2021), mais do que o dobro da registrada no Estado (10,2). Comparando com 2021, pode-se dizer que este índice é positivo. Ano passado foram 43,3 mortes por 100 mil habitante e quatro vezes menor que a de 2017.

Explicação

Os organizadores do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam alguns motivos para as cidades gaúchas estarem no ranking das mais violentas.

– Migração do crime para zonas rurais;

– Mais integração policial e repressão ao crime organizado e

– Melhores políticas de prevenção ao crime.

Além disso, no Estado há o programa RS Seguro, que concentra esforços policiais em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, que vem provocando a queda dos indicadores de homicídio desde 2017.