Alvorada ganha nova Paróquia em agosto

Umbu vai abrigar a Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós, a primeira com este título no Estado

139
Foto: Mariú MD / Especial / OA

A comunidade do bairro Umbu e arredores está ansiosa com a novidade que o mês de agosto traz. No dia 12 será instalada, oficialmente, a 6ª paróquia de Alvorada, sob o título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Esta será a primeira dedicada a este título de Maria no Rio Grande do Sul. Ainda em 12 de agosto, será empossado o pároco, padre Paulo César (PC) pelo arcebispo Dom Jaime Spengler, da Arquidiocese de Porto Alegre.

Paróquia

As atividades da nova paróquia, localizada na avenida Vista Alegre, 973, já acontecem desde a chegada do padre Paulo César, ainda em 2020, quando iniciou a transformação da Capela Menino Jesus de Praga em Paróquia, com CNPJ próprio, organização da parte administrativa, formação da secretaria paroquial, composição do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e do Conselho de Assuntos Econômicos (CAE).

“O que muda é a responsabilidade e independência”, avalia o pároco, lembrando que, além do Umbu, seu trabalho se estende à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, Maria Regina, e a mais cinco bairros, Campos Verdes, Nova Alvorada, Onze de Abril, Salomé e Sítio dos Açudes.

Vínculo

Criado na Paróquia São Jorge, no Partenon, o padre Paulo César, 44 anos, sendo 12 destes ordenado sacerdote, foi seminarista em Alvorada em 2007 e 2008. Nos últimos 10 anos ele esteve em Butiá, mas o seu vínculo com a comunidade, foi lembrado pelos padres Libanor (Paróquia Santo Antônio) e Sandro (na época a frente da Paróquia Nossa Senhora da Saúde), que o indicaram para a tarefa de retornar àquela comunidade e realizar este importante trabalho.

História

Aquela comunidade católica surgiu há 26 anos, quando em 1996 o casal Sereno Francos de Neves e Eliete Petry de Neves e os amigos Clemente e Dica ocuparam o terreno onde ergueram uma pequena casinha para realizar a 1ª missa do bairro, ministrada pelo padre Inácio, da Nossa Senhora da Saúde e que contou com quatro casais. Já no domingo seguinte eram 10 pessoas e, em pouco tempo, “só o padre ficava na peça de madeira e o povo na rua”, lembra Sereno.

A partir daí, com a ajuda do povo “sempre muito solidário” e de parceiros como o Supermercados Santos e o trabalho das irmãs da Divina Providência, o espaço foi crescendo e novas obras foram se somando à Capela Menino Jesus de Praga, como salão de festas, refeitório… Surgiu o centro comunitário e outras importantes conquistas para a comunidade do Umbu.

“Nunca imaginamos que seria uma Paróquia”, declara com emoção o casal Sereno e Eliete, enquanto confirmam que a fé, o amor e o trabalho sempre estiveram presentes na trajetória que conduziu a pequena capela a ser, não só uma paróquia, mas a única Nossa Senhora Desatadora dos Nós em todo o Rio Grande do Sul.

Preparação

Em comemoração à instalação da Paróquia e em honra ao dia da padroeira, 14 de agosto, a comunidade está preparando a 1ª Novena Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Confira a programação, de 05 a 12 de agosto, sempre às 19h30:

05 de agosto – com padre Paulo César;

06 de agosto – com o diácono Paulo, de Butiá;

07 de agosto – padre Libanor;

08 de agosto – padre Sandro;

09 de agosto – padre Maicon;

10 de agosto – padre Almeida;

11 de agosto – padre Luiz Carlos;

12 de agosto – celebração de instalação da Paróquia, posse do padre Paulo César como pároco e benção da Casa Paroquial pelo arcebispo Dom Jaime Spengler.

13 de agosto – diácono Marcos, às 19 horas e

14 de agosto, dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Missa festiva com o padre Paulo César, às 10h30.

E a primeira Festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós será em 21 de agosto, domingo, com Missa Festiva às 10h30, seguida pelo almoço. A Igreja fica na avenida Vista Alegre, 973, bairro Umbu.