Lançado pela Secretaria Estadual da Educação em 14 de outubro o Avançar na Educação, principal programa de investimentos para melhorar a qualidade da educação pública gaúcha, com orçamento de R$ 1,2 bilhão, quer transformar 56 instituições de ensino em escolas-padrão.
Em Alvorada, a Escola Estadual de Educação Básica Prof. Gentil Viegas Cardoso, no Jardim Algarve, que sofre com problemas estruturais e de pessoal, será beneficiada passando a contar com condições ideais de ensino, incluindo acesso à internet de alta velocidade, salas de aula adaptadas para o uso de tecnologias, refeitório, cozinha, salas de professores e espaço coberto para prática de atividade física.
Com investimento bilionário, Governo do RS promete consertar escolas e pagar bolsas a professores e alunos. Para tanto o Estado afirma que já contratou 3,8 mil dos quatro mil professores previstos para aulas de reforço de Português e Matemática
As 52 escolas foram selecionadas a partir do Índice de Infraestrutura das Escolas calculado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), sendo três escolas indígenas (caingangue, guarani e xoclengue) e uma quilombola.
A cerimônia de apresentação do programa foi realizada no Palácio Piratini com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Educação, Raquel Teixeira.