Os árbitros de Alvorada são os dois mais à esquerda na foto | Foto: Arquivo Pessoal / OA

Anderson Farias e Lucio Beiersdorf Flor são Alvorada no Gauchão. Os dois são da equipe de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e neste domingo (21), durante a 5ª rodada do Campeonato Gaúcho, estiveram em campo representando os alvoradenses com orgulho. Anderson apitou sua segunda partida na competição, Veranópolis x São Paulo-RS, enquanto Lucio foi assistente pela quarta vez, agora no jogo Lajeadense x Brasil de Pelotas.

A expectativa da dupla é manter as atuações da temporada anterior, quando teve importantes participações, inclusive estando presente na semifinal do campeonato, partida entre Internacional x Brasil de Pelotas, no Beira Rio, em 19 de abril de 2015. “Para esse ano quero um jogo da dupla Gre-Nal e, porque não, atuar na semifinal ou na final”, diz Lucio, de 30 anos de idade.

Anderson, de 35 anos, lembra que em 2016 o campeonato está mais competitivo, com menos partidas e menos oportunidades para apitar. “Assim, se mantivermos o número de jogos do ano anterior já é positivo”, avalia.

Alvoradenses participaram de partida no estádio Beira-Rio | Foto: Arquivo Pessoal / OA
Alvoradenses participaram de partida no estádio Beira-Rio | Foto: Arquivo Pessoal / OA

Os dois tem formação em Educação Física e ingressaram na FGF em 2006, quando participaram do Curso de Arbitragem promovido pela entidade. Anderson, que é o 14º no ranking da Federação, mora em Alvorada desde 2008, sendo professor da Rede Municipal de Educação. Já Lucio, 4º assistente da FGF, vem de família tradicional de comerciantes locais e atua como educador físico, se preparando para ser um empreendedor na área.

E é Lucio quem comenta o paradoxo da profissão: “em campo somos odiados e até hostilizados, mas fora de um estádio há certa admiração e curiosidade com relação ao nosso trabalho. Quem sabe a proximidade com os atletas, principalmente os ídolos, nos confere essa situação inusitada”, pondera.

Fonte: O Alvoradense>