Neste mês de agosto, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia a sexta edição da série Concertos Didáticos, que realizará dez concertos gratuitos destinados a estudantes do Ensino Fundamental das redes de escolas públicas dos municípios de Novo Hamburgo, Alvorada, Sapiranga, Morro Reuter, Cachoeirinha, Gravataí, Campo Bom, Canoas e Guaíba.

As primeiras apresentações serão nos dias 17 e 19 de agosto, em Gravataí e Alvorada, respectivamente, para escolas previamente inscritas. Em Gravataí, o concerto será no Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro), às 15h30; e em Alvorada será na Paróquia São José Operário (Rua Oceania, 160, parada 47), às 15h.

O projeto é financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da Vivo via plataforma Vivo Transforma e apoio das Secretarias Municipais e Estadual de Educação. Voltada para alunos com idades entre 8 e 12 anos, a iniciativa deverá beneficiar mais de cinco mil crianças.

Diversidade Cultural
A Orquestra de Câmara da Ulbra apresentará obras de importantes compositores de diversas nacionalidades, como Vivaldi, J.S. Bach e W.A. Mozart, e também compositores regionais como Ernani Aguiar, Arthur Barbosa, Jacob do Bandolim, Ramon Sixto Rios e Alfred Hulsberg. O repertório mistura composições clássicas e contemporâneas, que vão do Barroco até composições regionalistas como o maracatu, baião, frevo e choro, culminando na apresentação da música folclórica argentina e gaúcha. O objetivo é democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, contribuindo na ampliação dos horizontes culturais dos alunos.

A elaboração do repertório e a regência dos concertos será do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de dez anos. Durante o concerto, ele conversará com as crianças, explicando os instrumentos, obras e compositores apresentados. Ao final de cada espetáculo, alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

Musicalização para professores
Antecipando cada apresentação, será realizada uma oficina de apreciação e musicalização para os professores. Serão distribuídos para cada escola participante um CD com o repertório executado e cartilhas para os alunos, para que os conteúdos possam ser repassados e trabalhados antes da apresentação. Essas ações buscam fomentar o estudo aprofundado do conteúdo antes e após os concertos.

Vivo Transforma
A série Concertos Didáticos integra a plataforma Vivo Transforma, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas voltadas à democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.

CONCERTOS DIDÁTICOS COM ORQUESTRA
19/8: Concerto Alvorada
Horário: 15h
Local: Paróquia São José Operário (Rua Oceania, 160, parada 47)

17/8: Concerto Gravataí
Horário: 15h30
Local: Teatro do Sesc de Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro)