Alvorada se prepara para fortes chuvas

Mau tempo deve se intensificar a partir da noite de sexta

Foto: Prefeitura de Alvorada / Divulgação / OA

O Governo do Estado, através da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para possibilidade fortes chuvas entre a noite de sexta-feira (07) e madrugada de sábado (08), com risco de cheias e transtornos associados aos elevados volumes atingindo, principalmente, as cidades da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Caí e Litoral Norte.

Ainda que o fenômeno não seja tão intenso quanto o ciclone que atingiu o município em 16 de junho, a Prefeitura de Alvorada está realizando ações preventivas em diferentes pontos da cidade.

Antes da chegada do inverno a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Defesa Civil realizaram o desassoreamento e dragagem do arroio localizado no bairro Nova Americana, para contenção das cheias e rápido escoamento das águas, pois a  limpeza dos arroios tem o objetivo de alargar o leito do corpo d’água, aumentando a vasão e assim diminuindo os riscos de alagamentos no entorno.

Assim, as escavadeiras hidráulicas que fizeram a limpeza e dragagem dos arroios estão de prontidão, caso haja necessidade. E a Administração Municipal afirma que todos os seus setores “estão preparados para agir prontamente, visando garantir a segurança e o bem-estar de nossos munícipes”.

Para isso, coloca à disposição da comunidade os seguintes contatos:

Defesa Civil: 3044-8687 / 51-99358-1284

Secretaria de Saúde: (REMOÇÃO) 3411-8009

Secretaria de Obras: 3044-8686

Secretaria de Serviços Urbanos: 3044-8676

Secretaria de Assistência Social: 3044-8747

Secretaria de Meio Ambiente: 51 99703-3455 / 99348-8213

BOMBEIROS: 3483-2050 / 193

Previsão

Na sexta-feira, com o avanço da frente fria, as chuvas se intensificam pelo Oeste e Sul, e gradualmente avançam para a Campanha, Centro, Vales e Leste gaúcho. Os maiores volumes devem ficar concentrados em áreas da faixa Central do Estado, ficando entre 50mm e 80mm, e pontualmente, chegando aos 100mm por dia entre as regiões do Centro e Leste.

Na madrugada e manhã do sábado, quando o ciclone extratropical já estiver em atuação, especialmente próximo ao Litoral Norte, as chuvas podem variar de intensas a moderada a forte entre o Centro, Vales e Leste gaúcho. Na Capital e região, o ciclone extratropical pode provocar acumulados de chuva de até 150mm e ventos de até 60 km/h na Capital.

MetSul

Conforme a MetSul, muitas cidades gaúchas terão, nos próximos sete dias, chuva superior à média histórica mensal de julho inteiro. As primeiras pancadas acontecem entre esta sexta e o sábado, enquanto o segundo evento deve acontecer entre a segunda (10) e a quarta-feira (12) com chuva mais intensa entre terça e quarta.