Alvorada se prepara para risco de cheias

Foi instalado Gabinete de Crise e aberto abrigo no Ginásio Municipal

Foto: Roberto Valle / Divulgação / OA

Diante da previsão de continuidade das chuvas e do risco de enchentes, a Prefeitura de Alvorada adotou três medidas emergenciais na noite de quarta-feira (18): instalação de um Gabinete de Crise Climática, a abertura do Ginásio Municipal Tancredo Neves como ponto de acolhimento para desalojados e a mobilização de equipes para visitar áreas vulneráveis e orientar moradores.

O Gabinete de Crise foi instituído por decreto assinado pelo prefeito Douglas Martello e reúne representantes de todas as Secretarias Municipais, Defesa Civil, Procuradoria-Geral do Município, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, entidades e organizações. O grupo será responsável por coordenar ações de prevenção, resposta e reconstrução diante de eventos climáticos extremos.

 “Estamos vivendo uma nova realidade climática. E ela exige respostas rápidas, integradas e permanentes. Nosso compromisso é proteger vidas e estar ao lado da população em todos os momentos”, destacou o prefeito Douglas Martello.

Desde a madrugada, equipes da Prefeitura trabalham na limpeza e desobstrução de arroios e de canais de drenagem e, a partir desta noite, servidores estão percorrendo áreas de risco para identificar famílias vulneráveis, prestar orientações e informar sobre o abrigo emergencial.

Ginásio

O Ginásio Municipal Tancredo Neves, av. Presidente Getúlio Vargas, 3290, passa a funcionar como abrigo temporário em caso de necessidade, oferecendo local seguro, camas, cobertores, alimentação, atendimento em saúde, assistência social e segurança.

Participam da ação as Secretarias Municipais da Saúde (SMS), Assistência Social (SMAS), Segurança Pública e Cultura, Esporte e Juventude, Gabinete da Primeira-Dama, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

As atividades esportivas realizadas no ginásio estão suspensas por tempo indeterminado. A Prefeitura orienta que a população acompanhe os canais oficiais para atualizações e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número (51) 99358-1284.

Fonte: Prefeitura de Alvorada