Alvorada sedia Encontro Nacional de Capoeira

Também acontece a quinta edição dos Jogos Abertos, promovidos pelo A.C.A.P.O.E.I.R.A.

No próximo final de semana, de 15 a 17 de setembro, novamente Alvorada será palco de um dos maiores eventos de Capoeira, com a expectativa de reunir cerca de 200 participantes de diferentes cidades do interior e de fora Estado. Neste período acontece o VI Encontro Nacional e V Jogos Abertos, realizados pelo grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A., com a organização do Mestre Lambão e da Formanda Maitê.

O objetivo do evento é reunir os alunos, crianças e adolescentes, do projeto “Gingando Pela Vida”, participantes dos núcleos Umbu, Americana, Stella Maris, Aparecida e Piratini, além de capoeiristas de todo o Brasil, para troca de experiências e vivências esportivas e culturais.

Na primeira noite do evento, sexta-feira (15) a programação será diversificada, abrangendo atividades que valorizem o caráter esportivo, cultural e social do esporte.

No cronograma de atividades, palestras, cursos de aperfeiçoamento técnico, oficinas de capoeira, musicalidade e jogos.

Já na tarde de sábado (16) iniciam os Jogos de Capoeira, oportunidade dos capoeiristas demonstrarem as suas habilidades e sua dedicação aos treinamentos. Esta edição do evento conta com a presença especial do professor Erick Maia, de Brasília, um dos melhores capoeiristas da atualidade; detentor do Cinturão e campeão do Volta do Mundo Bambas, um dos maiores eventos em ascensão no mundo da capoeira. Presente, ainda, a alvoradense bicampeã Mundial de Capoeira, graduada Mayara.

Os jogos serão divididos nas categorias feminina e masculina, por idade e graduação. As premiações incluem medalhas de participação, troféus e medalhas para os três primeiros colocados e valores em dinheiro para os campeões das principais categorias.

Entre os convidados especiais desta edição do evento, Mestres e professores do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Por fim, no domingo (17) acontece a troca de graduação dos alunos, com apresentações culturais e jogos de capoeira.

As atividades acontecem no Ginásio Djalma Neves, rua Vasco da Gama, 560, Sumaré. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.