Acontece na quarta-feira (12), às 19h, na Câmara de Vereadores, audiência pública sobre os impactos econômicos da instalação de pedágio na ERS-118. O evento é uma iniciativa do deputado Estadual Rodrigo Lorenzoni (PL) e aprovada, por unanimidade, pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, realizada em conjunto com Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado.
A ERS-118 passa pelos municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão, sendo que 40 quilômetros desta rodovia são urbanos e têm alto fluxo, principalmente de quem se desloca diariamente para trabalhar ou estudar em outra cidade da Região Metropolitana.
Fundamental para o desenvolvimento da própria região e também do Vale dos Sinos, a população chegou a se mobilizar durante a campanha eleitoral e conseguiu a palavra e a assinatura de Eduardo Leite de que a ERS 118 não teria pedágio. No entanto, em março, o Governo Leite passou a defender a implantação de cobrança de pedágio pelo sistema free flow sem praça instalada, sem parada, mas com pagamento por trecho percorrido.
Para Lorenzoni, o Governo Eduardo Leite, apesar de ter enviado representantes à Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa em abril, não explicou o porquê da mudança política da decisão. “Vamos ouvir mais uma vez a população, mas agora em Alvorada e em uma audiência pública conjunta, aprovada em duas comissões. Essa é mais uma mobilização importante que o parlamento promove, para firmar compromisso com o não pedagiamento da ERS 118”, afirma o deputado.
Fonte: Assembleia Legislativa RS