Alvorada sedia nesta quarta-feira (16) o 118º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O encontro ocorre na rua São Borja, 134, próximo à parada 52 da avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Nova Americana.

Entre as ações do evento estão apresentação do Plano RS sem Limite, programa Viver sem Limite e debate sobre garantia de direitos e cidadania.

O RS Sem Limite articula políticas públicas para pessoas com deficiência. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a aderir ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O pacto é um grande passo na consolidação de políticas voltadas a este público de mais de 40 milhões de brasileiros.

O Plano Nacional da Pessoa com Deficiência foi lançado em novembro de 2011 e é um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade.

O objetivo é fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade e permitir que o portador de alguma necessidade especial tenha condições de viver como qualquer cidadão. A abertura oficial do evento aconteceu às 9h, mas os debates se estendem por todo o dia.

Fonte: O Alvoradense