Evento quer combater a intolerância religiosa e o preconceito na cidade | Foto: Divulgação / OA
Evento quer combater a intolerância religiosa e o preconceito na cidade | Foto: Divulgação / OA

Alvorada é uma das cidades do Rio Grande do Sul onde se concentram o maior número de praticantes dos cultos afro-brasileiros no Estado e terá sua 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro. O evento acontece hoje(28), a partir das 18h30, e amanhã (01), a partir das 9h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Entre as entidades participantes do evento estarão a Federação de Matriz Africana de Alvorada Comitê Estadual do Povo de Terreiro e Associação Cultural Religiosa e Beneficente São Jerônimo.

A conferência se baseia em quatro eixos temáticos: direitos humanos; marco legal, racismo e intolerância religiosa; desenvolvimento sustentável e comunidade tradicional; organização social, política e educação.

Entre os objetivos dos encontros estão: avaliar, aprimorar, sugerir propostas de leis e instrumentos de combate à intolerância religiosa e de reconhecimento à prática cultural de matriz africana.

Além de estabelecer um conjunto de diretrizes que legitime ações e programas de interesse do povo de terreiro; aprofundar e pactuar elementos filosóficos e teológicos eminentes ao reconhecimento da visão e da prática cultural e civilizatória de quem cultua as religiões de matriz africana.

Fonte: O Alvoradense