Alvorada conquistou o segundo maior período da série histórica sem o registro de homicídios. Já são 42 dias sem ocorrências deste crime no município.
O dado, levantado pela Polícia Civil entre os dias 16 de janeiro e 25 de fevereiro, reflete o trabalho conjunto das forças de Segurança Pública, como Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. A série histórica conta a partir de 2010, com os dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).
O trabalho integrado foi destacado pelo delegado titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dhpp) de Alvorada, Edimar Machado de Souza. O delegado ressaltou o uso da inteligência policial, a qualidade das investigações e o combate ao crime organizado. “Além disso, desde 2023 o Departamento de Homicídios adotou o protocolo de combate aos homicídios ordenados pelo crime organizado, com sete medidas, que incluem ações de saturação de área, responsabilização de mandantes, operações contra o crime organizado e transferência de lideranças”, explicou.
Para o tenente-coronel Alexsandro Goi, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a redução da criminalidade é resultado de um planejamento estratégico eficaz, da presença ostensiva e da integração com as demais forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, a Guarda Municipal e os órgãos de inteligência. “Seguimos firmes no compromisso de combater a violência, proteger a comunidade e fortalecer a sensação de segurança”, destacou.
Administração Municipal
A Prefeitura informa que seguirá investindo na segurança pública, fortalecendo a Guarda Municipal e ampliando ações preventivas. O compromisso é seguir reduzindo a criminalidade e garantindo uma cidade mais segura para todos.
O comandante da Guarda Municipal, Lisandro Garcia, ressaltou o impacto do patrulhamento preventivo. “A presença da Guarda nos bairros tem ajudado a inibir crimes e aumentar a sensação de segurança. A integração com as demais forças tem sido essencial para esse resultado positivo”.
O prefeito Douglas Martello destacou a importância da integração entre as forças de segurança. “Esse resultado não acontece por acaso. Estamos fortalecendo a segurança com ações coordenadas entre a Guarda Municipal, a Brigada Militar e a Polícia Civil. O objetivo é garantir mais tranquilidade para os alvoradenses, e esse período sem homicídios mostra que estamos avançando”, destacou.
Fonte: Prefeitura de Alvorada