Pista no Distrito Industrial recebe dezenas de pessoas para a prática do aeromodelismo | Foto: Samuel Silveira / OA

Engana-se quem pensava que os aviões ficavam apenas no aeroporto e que para isso teríamos que comprar as passagens e fazer o check in. Hoje em dia existe um estilo de esporte, mais visto como hobby, que se aventura no céu. Para os leigos no assunto, o Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida, de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias de aeromodelismo.

Pra quem ficou interessado no assunto com as informações passadas, desde 1999 existe um grupo de amigos que se motivou a montar um clube para a pratica desse esporte moderno. Chama-se Clube Alvoradense de Aeromodelismo Rádio Controlado. Atualmente, o Rádio Controlado é categoria mais praticada, que se divide basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor.

Os amigos das alturas montaram seu QG aqui em Alvorada e conta com uma pista de 200 metros de comprimento para a pratica da diversão. Conversei com o presidente do aeromodelismo Alvoradense, Alexandre Czyruk, de 39 anos. Mesmo não sendo natural da cidade, ele adotou Alvorada para o acolhimento de seu lazer.

No espaço dos Alvoradenses de Aeromodelismo, seus modelos de aviões podem chegar até 70% do tamanho original em escala reduzida. A pratica e a união do grupo não seria formada se não tivesse o apoio da prefeitura da cidade que cedeu o terreno que contem alem da pista um espaço, cercado por arvores da região, com mesas para a montagem e manutenção das aeronaves, bem como área de estacionamento.Com pouco mais de 12 anos de existência, o Clube conta com 46 sócios ativos.

Essas mesmas pessoas se reúnem todos os finais de semana e feriados, para seguir praticando o seu esporte adotivo. Alem do apoio da prefeitura o clube conta com uma mensalidade de R$20,00 paga pelos sócios para auxiliar na limpeza e conservação da área verde, em aliança ao meio ambiente, mas ainda assim carece de infraestrutura básica para acomodar os visitantes que surgem nos finais de semana para prestigiar os aeromodelos e seus pilotos ou apenas para usar a sombra das árvores.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode se tornar um aeromodelista, para as crianças o ideal é que estejam acima dos dez anos de idade e devem estar sempre acompanhadas por um responsável. Para o aprendizado é necessário, alem do equipamento, o auxilio de um instrutor ou um aeromodelista experiente.

O Clube Alvorada esta localizado na rua Brasiliano de Moraes, sn – Distrito Industrial de Alvorada. Contatos podem ser feitos pelo e-mail clubealvoradadeaeromodelismo@gmail.com.

Veja mais fotos:

Fonte: Laura Toscani / O Alvoradense