A partir desta segunda-feira (27), mais 33 municípios gaúchos poderão transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz, autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Alvorada está entre eles.
A decisão foi tomada na quinta-feira (23) pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), que ampliou o alcance do sinal em todo o Brasil, pois até então 487 localidades, ou seja, 40% da população tinha o 5G liberado.
Sinal
Contudo esta liberação não significa que os municípios já possuam o sinal ligado, pois há a necessidade das operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz solicitarem à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses locais. E o prazo de instalação é bastante permeável.
O 5G, além de oferecer maior velocidade de conexão, reduz o tempo de resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados simultaneamente nas áreas de cobertura e reduz o consumo de energia.
Contudo é necessário que os usuários adquiram aparelhos com a tecnologia 5G.