O Governo do Estado confirmou a construção de um Hospital Regional em Viamão. Nos próximos dias acontece a assinatura do contrato de construção, sendo que a unidade atenderá casos de média e alta complexidades, com capacidade de 600 leitos. A estimativa é de que as obras iniciem em 2025.
O hospital será erguido no terreno atrás do Hospital de Viamão, adquirido pela Prefeitura ainda na gestão do prefeito Bonatto, viabilizado por meio de parceria público-privada (PPP) e projeto estruturado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com o governador Eduardo Leite, Viamão foi o município escolhido para sediar o Hospital Regional em razão de um estudo de demanda da Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Viamão e região apontam déficit de vagas para atendimento com especialistas”, aponta Leite.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as futuras instalações devem atender a Região Metropolitana, em especial Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão, e pacientes do Litoral Norte em especialidades hoje ainda não contempladas nessa área do Estado.