Governador Tarso Genro conhece os caminhões da Foton que serão fabricados em Guaíba | Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini/OA
Governador Tarso Genro conhece os caminhões da Foton que serão fabricados em Guaíba | Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini/OA

O governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, assinaram nesta terça-feira (13), em cerimônia no Palácio Piratini, o protocolo de intenções com a empresa Foton Aumark, para construção de uma fábrica de caminhões, em Guaíba, com investimento previsto de R$ 250 milhões.

“Alteramos o sistema de incentivos no Estado, o que nos permitiu fazer essa negociação. Sob o ponto de vista estratégico, o Rio Grande do Sul é a melhor opção para a Foton”, destacou Tarso.

Para Knijnik, que liderou a negociação com a empresa, a cadeia automotiva gaúcha deverá ser reforçada com este projeto. “A Foton deve gerar uma onda de investimentos chineses que se localizarão no Rio Grande do Sul para fornecer a ela e a terceiros”, disse.

O presidente da Foton Aumark, Luiz Carlos Mendonça de Barros, tem avaliação semelhante. “Iniciaremos uma nova fronteira industrial no Rio Grande do Sul. Este é o primeiro grande investimento chinês do setor automotivo no Brasil e a Foton é a maior indústria de caminhões do mundo”, ressaltou, ao elogiar a atuação da Sala do Investidor do Governo gaúcho na condução do processo. “Nos outros Estados não existe nada parecido e foi muito importante para a definição do projeto.”

Fábrica
Inicialmente, a unidade importará cerca de 3 mil caminhões, conforme cota estabelecida pelo programa Inovar Auto, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A partir de 2015, os caminhões serão produzidos na fábrica em Guaíba, com progressiva nacionalização até atender a exigência de 65%, o que deve ocorrer em 2017.

Os modelos a serem fabricados no RS terão de 3,5 toneladas até 24 toneladas, com capacidade de produção anual de 21 mil unidades ao ano. Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais.

A planta atenderá ao mercado local e exportações para a América do Sul e África. A fábrica deverá ser construída entre 2013 e 2015 e será instalada em um terreno de 150 hectares. Para os fornecedores, será reservada uma área de 500 mil metros quadrados. O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2015 e deve ocupar cerca de 300 trabalhadores.

A empresa
A Foton Aumark do Brasil Ltda. é a representante exclusiva no Brasil da Beiqi Foton Motor Co. Ltd (Foton) para a linha de caminhões acima de 3,5 toneladas. A Beiqi Foton Motor (Foton) tem sede em Changping District, Beijing (Pequim) e mais nove unidades fabricantes de peças e veículos na China. O grupo tem faturamento anual de US$ 65 bilhões, aproximadamente 40 mil funcionários, vendas anuais de 650 mil unidades e 11 marcas: Auman, AUV, Aumark, Midi, Vista, Saga, Ollin, SUP, Tunland, Forland e joint venture com a Cummins e Daimler.

Fonte: O Alvoradense