Por meio do PC Alerta, aplicativo disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play, os usuários podem obter informações sobre golpes, receber notícias da Polícia Civil gaúcha e também têm acesso a links para Delegacia Online e para o WhatsApp de denúncias.
Assim, esta passa a ser uma importante ferramenta no auxílio ao combate ao crime, principalmente no que se refere a golpes aplicados por quadrilhas.
Esta semana dois novos golpes foram adicionados ao aplicativo, o do “perfil falso no WhatsApp” e o “falso depósito do Pix”.
No primeiro, os criminosos criam contas falsas no WhatsApp para pedir transferências em dinheiro para conta de terceiros. Os dados das vítimas e de seus familiares são obtidos, na maioria das vezes, por meio de um banco de dados ilegal. Nesse caso, a Polícia Civil alerta para que não se faça nenhum tipo de pagamento apenas por mensagens. Em caso de dúvidas ligue para quem solicitou o dinheiro e confirme a veracidade do pedido.
Outra forma de se manter mais seguro é configurando a privacidade do app para que sua foto de perfil apareça somente para os contatos salvos. Caso seja vítima desse golpe, envie um e-mail para “support@whatsapp.com”, avisando da fraude e informando o número falso, bem como o verdadeiro número e seu nome completo.
Já no golpe do “falso depósito do Pix”, a vítima recebe uma notificação informando que foi realizado um Pix em sua conta. Nesse instante, o criminoso entra em contato, afirmando que fez a transferência errada e pedindo para a vítima devolver o valor. O problema é que o golpista realizou um agendamento do Pix, ou seja, o dinheiro já notificado como recebido ainda não está na conta. Então, caso haja a “devolução” da quantia, acaba perdendo o próprio dinheiro. A dica aqui é sempre verificar se o suposto valor já caiu na conta e qual o nome da pessoa que enviou o dinheiro.