Foto: Jeferson Moura de Melo / Especial / OA

A Defesa Civil emitiu na manhã desta quinta-feira (9), alerta de possibilidade de inundações nos municípios Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Após dois dias de frio intenso, que serão registrados nesta quinta e sexta-feira, a chuva deve retornar no final de semana, gerando novo alerta de enchentes em todo o Estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.

A previsão é que o Guaíba siga subindo de nível, assim como todos os rios da região, incluindo o Gravataí, o que interfere nos arroios que passam por Alvorada. Há a possibilidade enchente de “grande vulto”, segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul.

Ainda conforme a MetSul, o nível do Guaíba saltou de 1,91m para 2,06 nas últimas 48 horas e está subindo. 

Frio

Nesta quinta-feira, algumas áreas do Estado registraram temperaturas próximas de 0ºC. Na região Metropolitana, a menor temperatura foi de 8ºC.

O frio se intensifica nesta sexta (10), com chance de geada e temperaturas próxima de 0ºC ou até mesmo negativas. Sol voltará a predominar e no período da tarde para a noite o ar gelado perderá força, proporcionando máximas de até 18ºC, pouco antes do retorno da chuva.