A contratação de profissionais médicos para atendimentos especializados foi uma das pautas do Fórum de Saúde realizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), na quarta-feira (27). O encontro reuniu gestores da área que atuam nos municípios associados e contou com a presença da secretária Municipal da Saúde, Neusa Abruzzi, acompanhada da médica Adriana Parisotto e do assessor Jurídico da SMS, Sandro Sandim.
A proposta prevê profissionais de áreas como pediatria, nefrologia, cardiologia e otorrinolaringologia, entre outras. O edital para estas contratações está sendo confeccionado pela equipe técnica da entidade. A admissão de novos médicos especialistas foi uma iniciativa surgida durante os debates no Fórum e imediatamente acatada pela direção da entidade.
Voz aos municípios
“A Granpal cumpre seu papel como local para debater os temas de interesse da região Metropolitana. Reunindo, ouvindo, e dando voz aos municípios”, avaliou o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella.
Através da entidade, os gestores municipais de saúde compartilham as demandas e as possibilidades de melhorias em áreas específicas.
Os municípios definiram o encaminhamento, por parte dos prefeitos, de documento ao governador do Rio Grande do Sul, solicitando que o Estado realize a pactuação dos serviços de sua responsabilidade, tendo em vista a expressiva demanda de pacientes, que aguardam consulta com especialistas e cirurgias médicas, além de que o estado realize o investimento de 12% do seu orçamento em Saúde pública, como determina a legislação.