Para esta quinta-feira (9) o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos emitiu um alerta para temporais em boa parte do território gaúcho.

Devem ocorrer pancadas de chuva de forte intensidade, com grande quantia de raios. Há risco de granizo, mas a maior preocupação é com a possibilidade de vento forte, acima dos 100 km/h, com aconteceu em Buenos Aires/Argentina na madrugada.

Por se tratar de fenômenos localizados, não é possível precisar qual ponto pode ser mais ou menos atingido.

Os temporais atingem inicialmente o Oeste e o Sul do Estado entre o fim da manhã e a primeira metade da tarde, deslocando-se rapidamente para o restante do Estado entre o meio da tarde e a noite.

A projeção é que a instabilidade alcance a região metropolitana de Porto Alegre entre a noite de hoje e a madrugada desta sexta-feira. O calor registrado durante esta quinta é um fator agravante para o cenário.

A instabilidade, segundo a previsão, segue até domingo no Rio Grande do Sul, com períodos de sol e de chuva.

O segundo momento de chuva forte será no domingo, apesar de chuva já entre a tarde e a noite de sábado em algumas regiões. Os temporais acontecem graças a uma frente fria impulsionada por massa de ar frio, que avança no domingo e encontra ar quente e úmido que cobre o Sul do Brasil. Na segunda, com ar seco e mais frio, o sol volta ao Estado.

Fonte: O Alvoradense