Alguns dias após seu retorno da Espanha, onde participou da East Mallorca Cup, o jovem atleta de futebol Lyann Leboutte recebeu convite a voltar ao “Velho Mundo”, desta vez para Lisboa, Portugal.
E esta parece ser a nova rotina do lateral esquerdo de 16 anos, morador do Porto Verde, e que iniciou com a bola na escolinha de futsal do Colégio Êxito.
Hoje atleta da base do E.C. São José de Porto Alegre, a trajetória do Lyann do futsal ao futebol de campo aconteceu de maneira natural.
Aluno do Êxito desde os 14 meses de idade, aos cinco anos passou a frequentar as aulas de futsal, se destacando entre os colegas. Participando da Copa Sortica na categoria sub 11 foi destaque por quatro vezes, recebendo medalhas pela sua atuação. Participaram naquele ano da competição 200 jovens; ainda assim, Lyann foi selecionado entre os cinco de maior destaque, encerrando assim, com chave de ouro, sua participação no futsal.
Com 10 anos foi treinar futebol 7 (society) na Inter Academy Brazil, escolinha da Inter de Milão, na sede de Porto Alegre. E foi representando a Inter que em 2019, aos 12 anos, esteve na Itália levado pelo empresário Francesco Perroni, onde participou de amistosos, quando marcou três gols.
Pandemia
No ano seguinte inicia a pandemia da Covid-19, frustrando os planos de participar de nova competição na Europa, a maior da categoria: East Mallorca Cup, em Palma de Mallorca, Espanha.
Neste período, com o apoio do pai Evandro Leboutte, os treinos seguiram acontecendo em uma praça do Porto Verde. Assim, o ingresso nas categorias de base do E.C.São José aconteceu com certa naturalidade.
Mallorca
Finalmente, este ano, foi confirmado o convite de Eduardo Jenner, diretor técnico da Juventus Academy Brasil, para o torneio na Espanha.
Lyann foi o único atleta do Estado e, claro, de Alvorada presente naquela competição e também o único que atuou nas cinco partidas, marcando um importante gol de virada e que deu a vitória à equipe sobre o espanhol C.E. Alaior.
Sua atuação foi tão importante que, encerrando a participação da Juventus, contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, foi escalado ainda que estivesse com o dedo mindinho do pé quebrado.
Portugal
Mas a experiência europeia segue em 2023. Em outubro Lyann participa de uma série de jogos em Lisboa, Portugal. O objetivo é que o atleta seja observado e avaliado por grandes equipes.
Perguntado sobre estar preparado para deixar o Brasil e a família, Lyann responde que é para isso que vem trabalhando nos últimos 11 anos, desde que iniciou na escolinha do Colégio Êxito.