Em meio a uma série de denúncias contra a maternidade do Hospital de Alvorada e frente ao fato da instituição atender também as gestantes de Viamão, outro populoso município da Região Metropolitana, a deputada Estadual e ex-prefeita Stela Farias (PT) protocolou esta semana, junto com o deputado Adão Pretto (PT), pedido para a realização de Audiência Pública na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O tema ser tratado serão os problemas na estrutura e atendimento dos hospitais de Alvorada e Viamão.
Maternidade
Em abril de 2020 a maternidade do Hospital de Viamão foi fechada e, desde então, nenhuma criança nasce no município. “Não é razoável que uma cidade com mais de 200 mil habitantes, como Viamão, siga sem maternidade. As gestantes têm sido encaminhadas para o Hospital de Alvorada, onde recentemente cresceram notícias de óbitos de recém-nascidos, que também precisam ser adequadamente esclarecidos”, afirma a deputada.
Serão chamadas à Audiência Pública, ainda sem data marcada para realização, as Secretarias Estadual e Municipais da Saúde, as Comissões de Saúde das Câmaras Municipais e direções dos Hospitais, além de pacientes, lideranças políticas e comunidade. O objetivo é encaminhar uma solução definitiva para os problemas.