Academia conta com quatro turmas de ballet e uma de Jazz Iniciante| Foto: Samuel Silveira / Especial / OA

Qual menina nunca sonhou em ser uma bailarina? A maioria sim, e se imaginam dançando nas pontas dos pés de malha, saia de tule e cabelos presos em um coque alto.

É justamente isso que oferece o Ballet FIT, da FIT Sport Fitness. A atividade iniciou em 2009, quando Paula Magnus foi convidada a assumir o ballet na academia. A primeira turma foi com meninas de várias idades, mas já no ano seguinte houve a divisão por faixa etária.

Hoje a FIT tem quatro turmas de ballet e uma de Jazz Iniciante. Fernanda Ramires chegou em 2013 para assumir inicialmente as pequenas do Baby Class (de 3 a 5 anos) e hoje é responsável pelo Ballet Adulto (a partir dos 12). Há ainda as turmas do Infantil (de 6 a 8 anos) e Preparatório (entre 9 e 12 anos).

Todo esse sucesso está levando a mudanças na FIT. Para 2016 a meta é uma sala exclusiva para o Ballet FIT, com a possibilidade de ampliação de horário e também de turmas.

Estão sendo preparadas coreografias para o primeiro espetáculo FIT em Dança, que acontece em 20 de dezembro na Società, quando as 55 alunas se apresentam encerrando o ano.

Danieli Machado, de 12 anos, conquistou o 3º lugar em apresentação| Foto: Divulgação / OA
Danieli Machado, de 12 anos, conquistou o 3º lugar em apresentação| Foto: Divulgação / OA

Bailarinas da pedagogia
Paula e Fernanda são oriundas da Escola de Dança Aline Rosa, de Porto Alegre, sendo uma formada e a outra cursando Pedagogia. Mesmo sendo moradoras da Capital, possuem ligação com Alvorada, além das aulas na Ballet FIT.

A metodologia de ensino utilizada é de Vaganova, da Escola Russa, baseada na evolução da mente e do corpo, através de diferentes níveis, educando através da dança. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, postura, imaginação, criatividade, expressão corporal e musicalidade.

O resultado pode ser percebido em muitas das meninas, desde as mais jovens, até as que estão praticando há mais tempo.

Estreia importante
Já na primeira participação do Ballet FIT em competição a nível estadual, a aluna Danieli Machado, de 12 anos, conquistou o 3º lugar em apresentação solo no Festival de Dança Brasil Vem Dançar, dia 26 de setembro, em Porto Alegre. Para o próximo ano a intenção é participar com mais alunas de festivais e competições que acontecem no Estado.

Fonte: O Alvoradense