Biblioteca Popular Alceu Barra é mais um espaço de cultura no município

Aberta aos domingos para a comunidade alvoradense de forma gratuita.

217
Foto: Divulgação / OA

Um projeto social idealizado e empreendido por um grupo de amigos e amantes da leitura e da educação popular de Alvorada resultou na Biblioteca Popular Alceu Barra que, desde o último final de semana, está aberta ao público, por enquanto apenas aos domingos.

Ali a comunidade encontra livros dos mais variados gêneros e também pode realizar a doação de obras em bom estado.

O objetivo da biblioteca é levar leitura gratuita através da doação e repasse de diversos gêneros de livros para todas as idades, promover atividades sociais e culturais nas mais diversas áreas e dar máximo aproveitamento e utilidade às riquezas contidas nos materiais, evitando assim a inutilidade e ociosidade dos livros, normalmente esquecidos após a leitura.

Localizada na periferia e próxima a comunidades carentes, também tem função ser um ambiente de solidariedade, através de doações e serviços.

Conforme um dos organizadores, Junior Caminhoneiro, nesse primeiro momento o espaço está aberto ao público aos domingos, das 9 às 17 horas, na rua Anita Malfati, 778, bairro Pró-Morar Reprise.

Homenagem

O nome Alceu Barra foi escolhido em homenagem ao alvoradense Alceu Pieretti Barra, um senhor autodidata em Direito, através da leitura.

Em um caso de grande repercussão regional, foi morto em 2018 no pátio de sua casa, após discussão com Policiais Militares.