Campanha vai até 9 de maio | Foto: CCS / Divulgação  / OA
Campanha havia sido encerrada no dia 5 de junho, mas nesta data Alvorada não atingiu a meta | Foto: CCS / Arquivo OA

A campanha de vacinação contra a gripe tem seguimento em Alvorada. O objetivo é imunizar no mínimo 80% do público prioritário. O prazo do Rio Grande do Sul foi encerrado no dia 5 de junho, mas nesta data a cidade havia vacinado cerca de 65% das pessoas. A recomendação do estado então foi que os municípios que não atingiram a meta intensificassem a campanha.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira (11) já haviam sido vacinados 73,22% do público alvo de Alvorada. Os grupos prioritários são pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, população indígena, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Idosos e crianças que não receberam a imunização vão ser priorizados nesta nova etapa, assim como os professores municipais e estaduais.

No dia 5 de junho, data de encerramento no estado, a maior baixa na campanha foi a dos trabalhadores em saúde de Alvorada. Dados do Ministério da Saúde mostraram que somente 35,86% haviam se vacinado. Após a intensificação da campanha, 45,59% se imunizaram. As gestantes integram o segundo grupo que menos recebeu a vacina, com 49,64% de cobertura.

Na última quarta-feira (10), mais de 35 idosos foram vacinados na Casa do Caminho Amparo ao Idoso Simão Pedro. Internos de outros 12 lares de idosos também vão receber as equipes de vacinação da Secretaria da Saúde.

Fonte: O Alvoradense