Foto: Jonathas Costa / Arquivo / OA

Com o agravamento da situação de contágio pelo novo Coronavírus na região de Porto Alegre, que engloba Alvorada, e a chegada da bandeira preta no Mapa de Distanciamento Controlado do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o número de atendimentos no Centro de Enfretamento à Covid-19.

Em transmissão ao vivo realizado no sábado (20) a secretária Neusa Abruzzi falou fez uma atualizações do enfrentamento à Covid-19 em Alvorada, quando ressaltou que houve uma suspensão nos atendimento de final de semana, porque a procura havia reduzido desde o final de ano. Mas já ao longo da última semana, perceberam o aumento de demanda e foi enviado ofício à empresa terceirizada que gerencia a unidade, solicitando mais médicos e, consequente, ampliação de horários.

Assim, esta semana volta a abrir diariamente, inclusive sábado e domingo: de segunda a sexta das 7h às 24h e sábado e domingo das 8h às 17h, com possibilidade de ampliação do horário.

Outra informação trazida pela secretária é a manutenção do convênio com o Hospital de Alvorada para permanecer a disposição dos alvoradenses os 21 leitos que o município e hospital organizaram desde setembro passado.

Recado

Neuza lembrou ser este um momento de conscientização, quando as pessoas devem intensificar cuidados, seguindo as normas de higiene da pandemia e o distanciamento social.

Quanto à fiscalização do comércio, principalmente à noite, ressaltou que foi intensificada com o apoio das forças de segurança e que seguirá até o início de março, prazo de vigência do Decreto Estadual 55.764

Vacinas

Conforme a secretária de Saúde, estão disponíveis no momento somente as vacinas destinada à segunda dose dos profissionais de saúde. Alvorada aguarda agora que o Governo Federal repasse novo lote aos Estados, que em seguida deve repassam aos municípios.

Em Alvorada, a próxima etapa será dos idosos de 79 e 70 e um novo grupo dos trabalhadores em saúde, seguindo com os acamados.

O Centro de Enfretamento à Covid-19 fica na rua Wenceslau Fontoura, 240, atrás do Ginásio Municipal Tancredo Neves.