Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) fica no bairro Porto Verde | Foto: CCS / OA

Sem contar com o serviço em Alvorada desde agosto de 2013, foi inaugurado na segunda-feira, dia 30, o novo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) no bairro Porto Verde.

A conquista foi de moradores e comerciantes que, acompanhados do vereador Valter Slayfer e da Prefeitura, realizaram audiências públicas e reuniões solicitando o retorno do serviço a Alvorada, e consequentemente maior agilidade e qualidade nos serviços. Durante todo esse período os motoristas precisavam se deslocar a Porto Alegre para conseguir o atendimento.

O CRVA foi fechado em agosto de 2013 pelo Ministério Público Estadual e Detran pela Operação Rousseau III que desarticulou esquema que teria fraudado registros de cerca de cinco mil veículos no Estado entre 2010 e 2013, gerando lucro de R$ 1,2 milhão.

O foco do esquema era o CRVA de Alvorada. A investigação apurou que quando o segurado recebia da seguradora um carro novo, o veículo danificado era comprado pela seguradora e depois revendido em leilões para grandes oficinas.

O veículo arrematado era registrado no Detran de São Paulo com a indicação de sinistro. Ao transferir esse registro para o Detran/RS, a quadrilha excluía a observação do dano.

Fonte: O Alvoradense