A temperatura começou a baixar e o varejo já sentiu de forma imediata o impacto que a estação projeta nas vendas do setor. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) a procura por vestuário nas lojas foi grande nos primeiros dias do inverno.
No ano passado, entre junho e agosto, as vendas de roupas, tecidos e calçados cresceram apenas 2,04% diante do mesmo período de 2011, enquanto o total do varejo estava expandindo vendas em 12,79%.
“O aquecimento do setor já é perceptível nas lojas e nas estatísticas oficiais. De acordo com o IBGE, no primeiro trimestre de 2013, as vendas de artigos do vestuário e calçados cresceram 22,7% em comparação a igual período do ano passado no Rio Grande do Sul” avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Para 2013, a sensação é de otimismo e o cálculo é que as vendas possam repetir o crescimento do primeiro trimestre, atingindo índice próximo a 23% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O segmento de confecções deve ter o diferencial positivo de um inverno mais rigoroso e chuvoso do que o ano passado. Além disso, a perspectiva é de melhores resultados em termos de renda nos pequenos municípios em função da boa safra de soja e milho a preços internacionais vantajosos.
Fonte: O Alvoradense