Foto: Reprodução / OA

Na manhã desta quarta-feira (03), a Defesa Civil Estadual esteve reunida com os órgãos técnicos para avaliar a situação da estiagem e os efeitos das chuvas dos últimos dias na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, que atende Alvorada entre outros municípios da Região Metropolitana.

Na segunda-feira (1) foi registrado nível crítico no local de captação de água da Corsan, contudo as chuvas registradas ao longo dos últimos dias possibilitaram a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, que saiu do nível crítico.

Assim, segundo o técnico da Corsan, Rogério Souza, “neste momento não há previsão de racionamento de água em nenhum município do Estado atendido pela companhia”. Mas a Corsan informou que, se for necessário o racionamento, já elaborou um plano de ação.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Sala de Situação, Brigada Militar, Corsan, Fepam, CEVS-RS e Vigiágua.

Ainda que não haja mais registro de nível crítico, é importante o uso racional da água, incluindo os cuidados básicos que vão desde evitar o desperdício de água como deixar torneiras abertas, evitar a lavagem de veículos e calçadas.

Fonte: Defesa Civil RS