Alagamento foi intenso desde o começo da manhã em Esteio | Foto Metsul / Divulgação / OA
Alagamento foi intenso desde o começo da manhã em Esteio | Foto Metsul / Divulgação / OA

A chuva que atingiu Porto Alegre e Região Metropolitana desde a madrugada desta quarta-feira causou transtornos aos moradores de Esteio e Sapucaia do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, a precipitação chegou a 90 mm no bairro Três Portos, em Esteio, equivalente a 80% da média do mês.

Há chuva torrencial em pontos de Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul e Pantano Grande. A precipitação também é intensa no litoral norte. Na Serra, choveu forte durante a madrugada, inclusive granizo. Houve transbordamento de córregos em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

Desde o começo da manhã, há registro de alagamentos na BR-116 e ERS-118. Por volta de 8h30, o trânsito estava completamente bloqueado na BR-116 desde o km 254, em Esteio, com água nas pistas principal e lateral do sentido Capital-interior, até pelo menos a estação Niterói do Trensurb.

Tanto na BR-116 quanto na ERS-118 os motoristas enfrentaram congestionamentos de, pelo menos, uma hora por causa dos pontos de alagamento em ambas as vias.

Maio volume de chuva em Alvorada é esperado para a madrugada desta quinta-feira | Foto:Jonathas Costa / OA
Maio volume de chuva em Alvorada é esperado para a madrugada desta quinta-feira | Foto: Jonathas Costa / OA

Previsão do tempo
O risco de chuva volumosa permanece do Centro para o Norte do Estado nesta quinta-feira, uma vez que ar mais frio começará a ingressar pelo Sul e encontrará o ar quente e úmido sobre o Sul do Brasil. Volumes altos de precipitação com risco de alagamentos são prováveis e há a possibilidade de novas ocorrências isoladas de temporais.

Na sexta, ao menos parte do dia terá uma trégua da instabilidade, mas da tarde para a noite nuvens carregadas vão de novo se formar no Sul do Brasil. A maior preocupação, porém, é com o sábado, dia que deve ter a passagem de um centro de baixa pressão. Isto fará as condições do tempo se deteriorarem bastante no Estado, com advertência para chuva torrencial e ainda novos temporais de vento e granizo no Rio Grande do Sul.

Para Alvorada, de acordo com os prognósticos do Inmet, o maior volume de chuva deve cair durante a madrugada de quinta-feira, quando são esperados até 75 milímetros de precipitação. Há também risco de ventania com rajadas de vento de até 80 km/h.

 

Fonte: O Alvoradense