Inadimplência preocupa entidades financeiras gaúchas | Foto: Marcelo Matusiak / Divulgação / OA
Inadimplência preocupa entidades financeiras gaúchas | Foto: Marcelo Matusiak / Divulgação / OA

De acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, cinco em cada dez gaúchos na faixa de 30 a 50 anos estão com registro na base de dados como inadimplentes.

Quando se trata dos jovens, três a cada dez estão com os nomes negativados. No entanto, os números mostram que 42% dos consumidores endividados voltam às lojas, em até 30 dias depois da notificação da dívida, para quitar o débito.

“Cerca de 60% das pessoas que estão registradas no SPC pagam suas contas atrasadas em até três meses depois da notificação. A situação está mudando aos poucos, porém não é a desejada”, salienta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch.

Também foi divulgado um aumento de 20% nas inclusões e 18% nas consultas em março em comparação a fevereiro. No entanto, 20,5% das pessoas inadimplentes quitaram suas dívidas no mesmo período comparado.

O SPC Brasil também fez um levantamento de dados no varejo do país constando que a maioria das compras (50%) feitas foi parcelada com cartão de crédito em 2012 comparado ao ano anterior.

Fonte: O Alvoradense