Cinco escolas abrem o Carnaval em Porto Alegre nesta sexta

Histórias de Belém do Pará e da Bahia serão contadas no Porto Seco

Escola União da Vila do IAPI buscará o título que escapou por pouco no ano passado | Foto: Joel Vargas / PMPA / OA

O clima e a beleza do Carnaval 2015 vão tomar conta de Porto Alegre a partir da noite desta sexta-feira, quando cinco das dez escolas do Grupo Especial vão cruzar a passarela do Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte.

Nos enredos de hoje, as agremiações vão homenagear as cidades de Torres, no Litoral Norte, e Belém (PA) e a Bahia, além de cantar temas mais complexos, como os cinco sentidos e a juventude.

Ao abrir o Carnaval, a Estado Maior da Restinga, que ficou em 3º lugar em 2014, buscará a consagração no Carnaval ao contar a história e as belezas da praia de Torres, no litoral gaúcho.

Em seguida, com o enredo “Eis que tudo Transformei”, entrará a Acadêmicos de Gravataí, que terminou em 4º lugar no ano passado. Para brigar pelo título, a escola abordará, de maneira abstrata, os cinco sentidos do homem (tato, audição, paladar, olfato e visão).

Estado Maior da Restinga cantará as belezas de Torres | Foto: Evandro Oliveira / PMPA / OA
Estado Maior da Restinga cantará as belezas de Torres | Foto: Evandro Oliveira / PMPA / OA

Após perder por apenas um décimo o título de Campeã em 2014, a União da Vila do IAPI será a terceira a desfilar e aposta na força da juventude para conquistar o público das arquibancada e os votos dos jurados. Com o samba “Revolução, Coragem e Liberdade! Um Mundo Preto e Branco, Ela Coloriu. A Vila Apresenta: A Juventude do Brasil”, a escola contará momentos em que os jovens foram decisivos, como os caras-pintadas. A Fundação Thiago Gonzaga, que faz projetos de prevenção de acidentes no trânsito, também marcará presença.

A Copacabana estreia no Grupo Especial após vencer o Grupo A em 2014, com o enredo “No Ritmo do Carimbó, Copacabana Apresenta: Santa Maria de Belém do Grão Pará”.

E para fechar a primeira noite, a tradicional azul e branco Bambas da Orgia, que vem de um 5º lugar, trará para o solo gaúcho um pouco das tradições baianas. A escola aposta no enredo “Bahia: Terra de Bambas” para abordar a cultura, religião, gastronomia, turismo e também o fato de o Estado ser o berço do Brasil. Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, outras cinco escolas desfilam, fechando a disputa pelo Grupo Especial.

Ordem dos desfiles
23h30min – Estado Maior da Restinga
0h45min – Acadêmicos de Gravataí
2h – Unidos da Vila do IAPI
3h15min – Copacabana
4h30min – Bambas da Orgia

Fonte: Correio do Povo