O bairro Tijuca recebeu o 1º Sarau de Rua, evento cultural que faz parte do calendário Alvorada 50 anos | Foto: Divulgação / CCS / OA
Bairro Tijuca recebeu o 1º Sarau de Rua, evento cultural que faz parte do calendário Alvorada 50 anos |Foto:Divulgação/CCS/OA

O mês de setembro – que iniciou nesta terça-feira (1) – é histórico. No dia 17 Alvorada comemora 50 anos. Desde janeiro a data tem sido lembrada, contudo as comemorações de setembro podem não corresponder à expectativa da comunidade. Quem espera por grandes eventos e novidades para a cidade, pouco percebe as atividades que a prefeitura diz serem relativas à data. São eventos, feiras e festas que já integram o calendário oficial do município e que tiveram a marca “Alvorada 50 Anos” incluída na identidade visual.

Baile cancelado
Entre as surpresas negativas está o cancelamento do Baile Municipal. Segundo explica a comissão formada para organizar o evento, o motivo foi a cheia que atingiu a cidade em julho e inviabilizou o planejamento do evento. “Não há clima para comemorações”, explica, em nota, a prefeitura. O problema, no entanto, está no agendamento do local que receberia a festa histórica. Segundo apurou O Alvoradense, foram identificados problemas na documentação do local há pouco tempo, não houve espaço na agenda das demais casas de festas da cidade para acolher o baile.

• ASSINE: Receba a edição impressa do jornal O Alvoradense em casa

Conselho sem orçamento
Em dezembro, o Conselho da Cidade foi formado para debater temas relativos ao cinquentenário. Além do Desenvolvimento Econômico e Social e a Participação e Gestão Democrática, foi criada a “Câmara Temática Alvorada 50 Anos – Nossa riqueza é o trabalho”, composta por membros do governo e sociedade civil, com o objetivo de debater e propor atividades e projetos para marcar a data e montar um calendário de eventos.

Sem orçamento fixado para poder investir em atividades, pouco se criou. Uma das propostas do grupo foi, ao longo do ano, inserir a marca dos 50 anos em atividades que já fazem parte do calendário de eventos da cidade, como a procissão de Corpus Christi, Festa da Società, Festa de Santo Antônio e outras ações.

Após inúmeras reuniões, dois projetos ganharam corpo e deverão sair do papel, mas em edições mais limitadas do que as primeiras previsões. O Caminho do Cinquentenário deve reunir trabalhos de escolas, entidades e associações sobre a história do município durante um domingo de setembro. A data ainda precisa ser confirmada. A atividade vai ocorrer entre as praças Leonel Brizola e Presidente João Goulart, a 48.

Já no final de semana passado, um Sarau de Rua teve a primeira edição na Praça da Tijuca. Entre 14h e 17h os coletivos culturais da cidade tiveram espaço para teatro de bonecos, artesanato, contação de histórias, jogos, dança, música, oficinas e brinquedos.

Festa será no Acampamento
Com restrições orçamentárias e pouco tempo hábil para novas propostas, o aniversário da cidade será comemorado em meio às atividades Farroupilhas. No dia 17/9 acontece Missa Crioula, Mateada, homenagem dos CTGs e shows da Banda Pela Campeiro e de Cezar Oliveira e Rogério Mello, no Praça Central.

Câmara fará homenagens
Já a Câmara de Vereadores preparou um calendário de atividades para o mês de setembro que terá como foco principal a homenagem à personalidades e entidades que marcaram os 50 anos de Alvorada. Todas as terças-feiras do mês haverá atividades especiais.

atracoes-cronograma-alvorada-50-anos

Fonte: O Alvoradense